Procurador-Geral da República mantém encontro de Trabalho com a Delegação da Polícia dos Países Baixos – Unidade de Roterdão

WhatsApp Image 2025 05 07 at 13.40.17O Procurador-Geral da República, Dr. Luís Landim, acompanhado de magistrados destacados departamentos centrais da Procuradoria-Geral da República, manteve, esta quarta-feira, um encontro de trabalho com uma Delegação da Polícia de Roterdão, que se encontra em Cabo Verde para a segunda fase de formação em análise e investigação digital especializada para os operadores judiciários.  

O encontro de trabalho enquadra-se numa estratégia do fomento internacional entre a Polícia dos Países Baixos (Unidade de Roterdão) e Cabo Verde no horizonte 2023-2027, sendo certo que a relação de cooperação com as autoridades policiais e judiciais de Cabo Verde existe há muitos anos.

Esta relação de cooperação baseia-se, entre outras coisas, na necessidade operacional de reforçar a investigação, obter mais informações sobre os efeitos minadores do contrabando intercontinental de drogas, criminalidade (conexa) e ligação com a comunidade cabo-verdiana, que está principalmente sediada em Roterdão.

Dr. Luís Landim salientou que face aos contornos da criminalidade organizada (lavagem de capitais, cibercrime, tráfico humano) há uma necessidade urgente do reforço dessa cooperação, sobretudo no quesito da formação e especialização dos magistrados e Órgãos da Polícia Criminal (OPC´s) nas diversas áreas da criminalidade.